Mudança
Sinal analógico de TV será desligado em novembro
Pelotas e outros oito municípios da região passarão pela mudança, tendo pouco mais de seis meses para se adaptar
Jô Folha -
A partir de 28 de novembro, a região de Pelotas, composta por nove municípios, terá o sinal analógico de televisão aberta encerrado para iniciar a era da TV digital. Isso está ocorrendo em razão de uma resolução do governo federal, segundo a qual todas as emissoras deverão se adaptar até 2023. O prazo varia de região para região.
Aqui, além de Pelotas, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Pedro Osório, São Lourenço do Sul e Turuçu passarão pela atualização. As regiões de Porto Alegre, Caxias do Sul e Vale do Taquari já fizeram a mudança, que deverá atingir mais de 1,3 mil cidades no país ainda neste ano.
Em um painel promovido nesta quarta-feira (23) pelo Grupo RBS no auditório do Colégio Municipal Pelotense, o gerente de projetos regulatórios da empresa, Emerson Costa, explicou como se dará a mudança. Todos os canais abertos da região passarão pelo processo. Segundo ele, a previsão é de que 93% da população se adapte à TV Digital na data limite. Os benefícios serão uma imagem sem chuvisco, com alta definição, maior qualidade no som, guia de programação, interatividade e serviços inclusivos, como legendas, audiodescrição e libras.
Para as pessoas com televisão ainda analógica, um aviso é mostrado de tempos em tempos, com um A aparecendo no canto da tela. Além disso, letreiros passam frequentemente avisando e nos últimos 180 dias uma cartela de cores irá mostrar quanto tempo falta para o desligamento. Os aparelhos televisores também precisarão ser adaptados. As com tubo ou tela fina compradas antes de 2012 precisarão de adaptadores para a entrada do cabo digital.
A população demonstra curiosidade quanto à mudança. O aposentado Pedro Martins, de 75 anos, foi até o painel para compreender a melhor forma de fazer a instalação. Ele comenta que atualmente sua televisão possui muitos chuviscos e vê com otimismo a possibilidade de melhorar a nitidez do que assiste.
Como conseguir os kits?
Além da venda, os aparelhos serão distribuídos para beneficiários de cerca de 20 programas do governo federal, como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. A gratuidade pode ser verificada no site ou pelo telefone 147. Além do conversor, uma antena externa do tipo UHF faz parte do kit. Depois disso, uma busca de canais identificará quais estarão disponíveis. A sugestão é que seja chamado um profissional para realizar a instalação, pois questões como o apontamento da antena podem interferir diretamente na qualidade da transmissão.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário